Armazenamento de Célula Tronco
Você já pensou que um simples dente de leite poderia ajudar seu filho no futuro?
Quando nos tornamos pais, começamos a nos preocupar muito mais com a saúde e com o bem-estar de nossos filhos. Uma simples atitude, como um armazenamento de dente de leite, pode garantir um futuro mais seguro para as crianças. Hoje em dia está se falando muito sobre armazenar as células –tronco do dente de leite, por isso, a Dra. Paula Feltrim já está realizando este procdimento em seu consultório, sendo credenciada para isso.
O procedimento é feito dentro do consultório pelo profissional credenciado para a coleta do dente de leite, sendo este um procedimento pouco invasivo, evitando uma experiência desagradável para as crianças. Após a retirada do dente, o mesmo é colocado em um tubo próprio com um líquido usado exclusivamente para conservar os tecidos da polpa do dente e enviado para a empresa de Criopreservação, da mesma forma como acontece com o armazenamento das células-tronco do sangue e do tecido do cordão umbilical.
Os dentinhos são armazenados em tubos e criopreservados em nitrogênio líquido, o que garante uma temperatura constante de -196°C, fazendo com que as células-tronco neles armazenadas permaneçam em perfeitas condições de uso por tempo indeterminado.
As células-tronco do dente de leite são capazes de se diferenciar em diversas outras células do corpo, como músculos, tecido nervoso, tecido adiposo, ossos, pele, tecido cardíaco e cartilagem. Por isso, elas são importantíssimas para a medicina regenerativa. Os tratamentos possíveis e os estudos vão desde casos mais “leves”, como queimaduras, até doenças complexas como Alzheimer, Autismo e Diabetes. Ao fazer o armazenamento das células-tronco do dente de leite de seu filho, que contêm o DNA dele mesmo, em caso de tratamentos o risco de rejeição pelo organismo é reduzido.
O período de troca dos dentes das crianças acontece dos 5 a 12 anos, após este período os dentes do siso também podem ser coletados, pois eles fornecem a mesma células-tronco mesenquimais do dente de leite.